No meio de toda essa transformação, o mundo está agora tentando descobrir qual a melhor forma de superar o enorme impacto que esta pandemia trouxe para a economia do planeta.
Embora os sistemas de videoconferência e outras tecnologias tenham mantido os negócios vivos neste período, com um paciente na UTI, a retomada das atividades presenciais é primordial para a maior parte das empresas de hoje.
Infelizmente, a maior parte das companhias não podem declarar “Home Office” permanente de uma hora para outra.
Por esse motivo as empresas estão trabalhando duro para que novas estratégias sejam criadas, permitindo assim que os colaboradores retornem aos seus escritórios de forma segura, o quanto antes.
O próprio governo, com o intuito de controlar a pandemia, tem estabelecido regras para que cada setor da economia retome suas atividades sem que haja um aumento no número de contaminados. Para isso, percentuais máximos de ocupação e maior distanciamento entre os colaboradores estão sendo as premissas básicas neste momento de retomada.
Com isso, o grande desafio deste momento é encontrar ferramentas que auxiliem as empresas na transição entre o modelo de trabalho atual e o “novo normal”.
Após o “Grande Confinamento”, os escritórios mudarão para sempre. O home office veio realmente para ficar, mas a colaboração presencial e os ambientes corporativos seguramente continuarão existindo.
Segundo Rafael Tonelli, fundador da empresa Skedway, o novo escritório será um “ponto de encontro”, com menos espaço e mais tecnologia. Um lugar para colaboração, criatividade e experiência em Branding.
O Skedway é uma solução SaaS (Software as a Service) que nasceu há quase quatro anos para mudar a forma de trabalho das empresas, permitindo a reserva remota de salas de reunião e posições de trabalho. Com esta plataforma, todos os colaboradores conseguem agendar suas reuniões ou suas estações de trabalho, dentro dos critérios de distanciamento necessário, permitindo uma organização perfeita das atividades, bem como uma série de análises do usos de cada espaço, com geração de relatórios e dash boards com diversos parâmetros.
Tonelli, assim como outros futurologistas, já acreditava em um novo mundo onde as pessoas poderiam trabalham a partir de qualquer lugar, com menos estresse, maior qualidade de vida e muito mais produtividade.
Para ele e a equipe da Mundo Visual, os escritórios devem ser apenas um local para fomento da criatividade e relacionamento humano.
“O triste é perceber que apenas uma epidemia global teve a força de mudar o mundo”, completa o CEO da Skedway.
Por tudo isso, a transformação digital é um caminho sem volta. As empresas que não se remodelarem não estarão vivas dentro de poucos anos.
A Mundo Visual é um canal oficial da solução Skedway no Brasil. Consulte-nos para uma apresentação com os recursos e certifique-se das aplicações desta solução.