É sempre prudente narrar um pouco de uma história, para que expliquemos alguns resultados, a propósito do tema deste artigo.
No final do ano de 2016, mesmo num momento delicado da economia, a Mundo Visual vivia um crescimento de negócios e faturamento, por todo um trabalho de desenvolvimento da Unidade de Negócios Netbil, uma área específica de sistema de ensino, que alavancou excelentes resultados, permitindo a reformulação de outra área, a de sistemas AV (audiovisuais), que representa o DNA da Mundo Visual, porém afetada pela crise de 2015.
Com a empresa indo na “contramão” da lógica, ou seja, crescendo, decidimos redesenhar o portfólio, as ações comerciais e toda uma estratégia para reconquistar uma considerável fatia do mercado corporativo e educacional, criando uma diretoria específica para atuar de forma abrangente, decisiva e marcante no mercado.
A ideia era trabalhar para atingir a liderança do segmento de integradores AV no ano de 2022, obviamente buscando estar na mente dos nossos clientes, das empresas que confiaram e confiam os seus espaços ao nosso time. Para nós, esta é a melhor forma de ser líder de mercado, ou seja, servindo aos nossos clientes, entendendo necessidades, “curando dores” e, consequentemente, os resultados financeiros viriam.
Partimos para uma quase totalitária mudança de soluções e parceiros, conseguindo fechar parcerias estratégicas com fabricantes e seus principais distribuidores, pois assim entendemos que o cliente na ponta, precisa desta sinergia entre os canais de fornecimento.
Marcas importantes se aliaram ao modelo de negócio da Mundo Visual, tais como Shure, Zoom e Logitech, que se juntaram à Poly (Polycom), Benq e outras já parcerias históricas, que através de ações conjuntas permitiram a concepção e execução de projetos bem bacanas e inteligentes, com excelente resposta dos nossos clientes.
Já em 2017 saímos do anonimato internacional e fomos ranqueados pela AVI Latino América, como a 4ª empresa mais votada pelo universo AV, composto de fabricantes, distribuidores, especialistas, jornalistas e consumidores.
A marca alcançada em 2020 reporta o período de abril de 2019 a março de 2020, que através de uma ampla votação, atingimos a expressiva marca de 5º lugar, mesmo diante aos gigantes do segmento.
Ser a quinta de um País continental, competindo com empresas que possuem três ou mais filiais, estruturas complexas e investimentos do exterior, torna-se sempre uma tarefa mais, teoricamente, árdua. Entretanto, conforme já mencionei, desde 2017 estamos em sintonia com a nossa equipe, com técnicos, vendedores e toda a nossa comunidade de colaboradores, tomando posse da nossa missão, que era de estar entre as dez mais citadas (positivamente) até 2020 e, em 2022, estar entre as cinco mais citadas e lembradas do setor AV.
Este ranking faz parte de um complexo estudo da indústria audiovisual, que norteia investimentos dos fabricantes, orienta as metas dos fornecedores e, principalmente, expõe aos mais diversos setores da economia, os integradores que estão em sintonia com as novas demandas e os novos processos, ainda mais latentes nestes tempos de pandemia.
São cinco regiões que compõem o cenário audiovisual latino, com a seguinte composição de empresas formando o Top 100:
- México = 20 empresas;
- América Central = 15 empresas;
- Região Andina = 25 empresas;
- Brasil = 20 empresas;
- Cone Sul = 20 empresas.
No Brasil, que conta com a magnitude continental e consequentemente com uma ampla cadeia de empresas neste segmento AV, a Mundo Visual se destaca por estar na quinta posição nacional, porém na primeira posição do Estado do Rio de Janeiro, a segunda economia do País.
Vale destacar, que a metodologia implementada para este relatório de pesquisa para a escolha dos Top 100 levou em consideração o trabalho de cada integrador diante das soluções dos fabricantes.
Marcas renomadas nos segmentos de broadcast, cinema, comunicação e outras correlatas, nos últimos anos foram extremamente beneficiadas pelo trabalho dos integradores AV, que vêm fazendo um excelente trabalho nos segmentos corporativo, educacional e outros.
Além disso, a AVI Latino América entendeu o quão importante seria incluir consumidores nas pesquisas, aferindo diretamente com os beneficiários do trabalho dos integradores AV, valorizando assim o trabalho do segmento.
A empresa vive um momento de alegria, mas entende que a responsabilidade aumenta e sempre se espera mais daqueles que chegam à frente e, nós, chegaremos além.
A AVI Latino América é o principal veículo de comunicação do segmento AV da América Latina e caribe (CALA), com sede no México, possui um portal e uma revista, parceria da Avixa, que forma e certifica profissionais do segmento nas área técnica e comercial, com o apoio das principais indústrias mundiais.
A Mundo Visual é uma integradora de AV do Rio de Janeiro que, com 17 anos de atividades no mercado, foi eleita a 5ª empresa do Brasil, a 1ª do Rio de Janeiro.