Além do Home Office…

Desde março estamos reconstruindo conceitos acerca da forma de trabalhar, que precisou ser alterada para modelos que tirassem os profissionais dos escritórios das empresas.

Com a pandemia as empresas fecharam seus acessos e seus colaboradores passaram a trabalhar e desenvolver de suas casas, as tarefas habituais. O termo Home Office nunca foi tão falado e mencionado mundialmente. Publicações de diversas espécies, artigos, postagens enfim, a prática do trabalho em casa ficou definitivamente consagrada como a vertente que, mesmo ao término da pandemia, as empresas adotem como uma forma regular de atividade.

Já prevendo o retorno às atividades, as empresas já fazem seus esquemas de rodízio para os colaboradores, para que uma parte vá para os escritórios e outra fique em casa, além de já decretar que determinadas áreas ficarão em definitivo no Home Office.

Mas a partir deste “novo normal” surgem as opções de trabalho fora da empresa, que não são Home Office, mas sim o uso de locais que exigirão recursos e ferramentas tão eficazes quanto às que dispõem os escritórios físicos e as células domésticas.

Agora, qualquer lugar pode ser aproveitado para as atividades profissionais, entendendo que estar na empresa, numa sala, com cinco, dez ou mais colegas, pode ser arriscado pois é de fato uma aglomeração.

Uma prática antiga, principalmente das áreas de vendas, é a dos profissionais ocuparem as praças de alimentação dos Shoppings, para preenchimento de relatórios, contatos com clientes e reuniões de equipe. É muito comum chegar ao Shopping às onze da manhã e ver uma multidão de pessoas sentada na praça de alimentação, com seus notebooks e celulares a todo vapor.

As recepções dos hotéis também são uma excelente opção para os que estão em atividades fora de suas bases, em viagem, para se reunirem ou despacharem sem sair do hotel. Dentro do mesmo raciocínio, podemos citar aqui os aeroportos, com as mesmas possibilidades de comunicação.

Restaurantes, outra possibilidade de trabalhar e fazer reuniões remotas, pois antes e depois da refeição, o profissional consegue aproveitar a mesa e fazer suas conexões, mesmo que pessoas estejam próximas… mas é a oportunidade de contato.

Mas então o que muda, pois este cenário não é novo e já nos deparamos com esta realidade há décadas? Home office não é novidade, sabemos. Trabalhar em aeroportos, hotéis, restaurantes ou shoppings idem.

O que muda é a necessidade de recursos e ferramentas. Muda que, antes, fazíamos os contatos e as reuniões como uma alternativa de não estar no escritório, ou seja, algo alternativo e esporádico. Hoje já não é alternativa, nem eventual.

Como todos estão praticamente vivendo as mesmas necessidades, é preciso tornar cada encontro em um momento objetivo e com qualidade. As reuniões remotas, sendo dentro do VLT, num restaurante, em casa ou em qualquer ESTAÇÃO DE TRABALHO precisa atender aos seguintes requerimentos:

  • Se a reunião remota for por Zoom ou outro serviço de nuvem, que o áudio enviado (microfone) tenha plena qualidade, para que o outro lado da reunião receba as informações, sem problemas ou falhas, de preferência que os dispositivos de microfone tenham um bloqueador de ruídos que não sejam a voz humana e, também, que haja uma cerca acústica, somente entregando o áudio de quem fala;
  • Nestas reuniões, além de enviar um bom áudio, é muito importante ter uma boa escuta e, para isso, temos de utilizar fones de ouvido, de preferência com som excelente, que não machuque as orelhas e que possuam comandos de Mudo, volume e atendimento de ligação;

  • Câmeras portáteis também compõem a mala de ferramentas das apresentações remotas fora do escritório, pois com elas podemos dar um Up nas imagens, caso o seu notebook não possua uma boa câmera;
  • Para ambientes mais fechados, como os residenciais, o sistema viva voz (speakerphone) é muito bom e prático, pois através do Bluetooth pode conectar notebook ou celular, de forma que estas “caixinhas” assumam o papel de microfone e alto-falante;
  • Também existe um recurso que integra além do áudio (microfone e alto-falante), a câmera, chamado de BARRA DE VÍDEO INTEGRADA ou COMPACT CAM, todas com excelente qualidade de tudo, perfeitas e aplicáveis nas mais diversas necessidades.

A Mundo Visual é uma empresa parceira das marcas Poly e Logitech, fornecendo recursos para as ESTAÇÕES DE TRABALHO.

Inscreva-se para receber as novidades