O que muda nas salas de reunião na volta às atividades pós pandemia?

Após um longo período de afastamento do escritório, milhões de pessoas no mundo inteiro se preparam para um retorno presencial às atividades. Empresas começam a desenhar este retorno, com o encaixe dos profissionais semanalmente ou em dias alterados, buscando manter o distanciamento.

Das mega empresas multinacionais às pequenas e médias nacionais, todas tentam um melhor formato para que seus profissionais se ajustem às novas realidades.

Mesmo que o “novo normal” aponte para que uma grande parcela de profissionais se mantenha de forma permanente em atividades remotas, as empresas voltarão a utilizar seus espaços físicos, principalmente as salas de reunião, que agora, mais do que nunca, terão um caráter de apresentações híbridas, ou seja, parte presencial e parte remota.

Tal prática de encontro híbrido já é regular em muitas empresas, pelo advento da videoconferência tradicional, inclusive com o surgimento das reuniões realizadas pelos serviços de nuvem, como a Zoom, BuleJeans, Teams, GoogleMeeting e outras.

O que será necessário neste momento é que os gestores das empresas e os profissionais de TI que normatizam as tecnologias de comunicação, se familiarizem com os novos conceitos existentes no mercado, que tornam as reuniões de todos os tipos mais produtivas e agradáveis.

Não tem mais como ficar somente no Power Point e projetor, se dispomos de uma infinita gama de novas soluções.

Existe ainda um ranço de muitos profissionais, achando que investimento é gasto e que, pior, todas as ferramentas são iguais, sempre prevalecendo aquilo que menos se gasta, desprezando-se assim, os benefícios e os ganhos invisíveis que um dispositivo bem utilizado pode trazer para todos.

As salas de reunião nas empresas são concebidas plenamente em termos arquitetônicos, iluminação, conforto para sentar e em muitos aspectos do ponto de vista estético. Entretanto, as funcionalidades, por vezes (quase sempre) são sofríveis.

Pela minha experiência, já vi muitas salas lindas, com cadeiras extremamente confortáveis, um ar condicionado pleno, uma iluminação de shopping, porém com um áudio de conferência quase que 100% inaudível… como pode? Vi também sistemas de automação, botões que sobem e descem cortinas, mas com um projetor multimídia incompatível com a resolução do notebook, serrilhando as fontes e, mais complicado ainda, um projetor com baixíssima luminosidade, obrigando aos presentes, permanecer com luzes apagadas, gerando distração e sono Tudo isso se agrava quando observamos espaços belíssimos, mas com vários cabos gigantes em cima das mesas, tornando o ambiente poluído e confuso.

Os novos conceitos de comunicação, associados às novas tecnologias, são o combustível que movem as reuniões no mercado (mercado = empresas + negócios + PESSOAS) e , para que logremos pleno êxito, faz-se necessário coisas simples como mobilidade, praticidade, simplicidade e funcionalidade, pois sem estes 4 conceitos, salas de reunião só servem para as fotos que vão para as redes sociais.

Ao se pensar em montar uma sala de reunião, pensemos em três elementos que norteiam a concepção tecnológica e o o propósito de uso: SALAS FUNCIONAIS, SALAS COLABORATIVAS e SALAS INTELIGENTES.

A partir desta métrica de montagem de salas, podemos responder a nós mesmos o que queremos de um espaço:

1) Preciso e quero um espaço simples, todavia produtivo e que, os recursos, pouco que sejam , funcionem e estejam à disposição dos colaboradores da minha empresa. Se a resposta é SIM, preciso de uma SALA DE REUNIÃO FUNCIONAL;

2) Além de um pleno funcionamento do simples, do básico, também quero que minha sala fale com outros ambientes remotos, que meus colaboradores, fornecedores, clientes ou parceiros tenham uma comunicação ativa a qualquer tempo ou hora. Neste caso meu ambiente será uma SALA DE REUNIÃO COLABORATIVA;

3) Mas além de ter esta funcionalidade e colaboração entre pessoas e empresas, preciso que tudo esteja com o funcionamento planejado, com automação em alguns processos, com interatividade e que, qualquer pessoa entre na sala e conecte o seu dispositivo, notebook ou smartphone, enviando e recebendo imagens, áudio e arquivos, sem cabos… Para esta demanda nosso espaço será uma SALA DE REUNIÃO INTELIGENTE.

Quando alguma empresa procura ajuda para montar suas salas, os requerimentos devem sempre estar nesta lógica de tipo sala, para que haja uma orientação devida, oportuna e objetiva para quem é cliente / consumidor.

Veja alguns dispositivos e soluções para as respectivas salas de reunião, cuja Mundo Visual tem como conceito de atendimento ao mercado:

Projetores multimídia / Telas de projeção manuais ou elétricas / Sonorização
#SALAS DE REUNIÃO FUNCIONAIS

SALAS FUNCIONAIS + SISTEMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA VIA CODEC / CONFERÊNCIAS NA NUVEM / BARRAS INTERGRADAS DE VÍDEO / SISTEMAS DE MICROFONE PARA CONFERÊNCIA
#SALAS DE REUNIÃO COLABORATIVAS

SALAS COLABORATIVAS + SOFTWARE DE GESTÃO DE ESPAÇOS DE REUNIÃO / AUTOMAÇÃO / ALEXA / TELAS TOUCH INTERATIVAS / CLICK SHARE / INSTASHOW / PROJETORES SMART / PAINEL DE LED
#SALAS DE REUNIÃO INTELIGENTES

A Mundo Visual é especializada na concepção tecnológica e na montagem de salas de reunião e quaisquer projetos de ambiente multimídia, provendo ao mercado a expertise de uma empresa que já montou mais de 6 mil ambientes.

Inscreva-se para receber as novidades